quarta-feira, 5 de março de 2014

MINHA HISTÓRIA COM AS ARTES MANUAIS

Olá meus queridos,

Hoje quero contar um pouco da minha história com as artes manuais.

Há pouco tempo me mudei de casa e vocês sabem como é mudança, sempre aparecem coisas que a gente nem lembrava mais que existiam. Todos os dias ficamos remanejando as coisas até se adaptarem de acordo com a facilidade.

Pois bem, hoje reuni tudo o que tenho com relação ao artesanato: lãs, linhas, agulhas, pincéis, tecidos, bobinas, etc. e, de repente, me vi nostálgica! Relembrando de tudo que aprendi e vivi com o artesanato... e confesso que foram dias inesquecíveis em minha vida!!!

Lembro-me de quando era bem pequena e ganhei um tear de brinquedo. Não sou tão velha assim, mas na minha época não se ganhava brinquedos assim “do nada”, os tempos eram outros. Enfim! Era um tear colorido e de plástico acompanhado de um folheto com fotinhos explicativas, que nunca me ajudaram e então eu nunca consegui fazer nada com ele, afinal, uma criança precisaria de auxilio, que infelizmente não tive.

Mas o melhor ainda estava por vir, o dia de aprender crochê! Depois de muito pedir para minha mãe, ela marcou o dia e combinamos assim: Ela passaria de ônibus na saída do colégio (eu ainda estava no primário - hoje ensino fundamental). Lembro-me até hoje dela me dizendo “Espere-me no ponto de ônibus, assim que eu passar eu te chamo pela janela, assim não precisamos pagar mais uma passagem”. Nunca vou me esquecer daquele momento e da minha ansiedade. Chegamos à loja e me lembro da emoção de escolher a lã e a cor. Escolhi um rosa florescente!!! hahaha, Era a última moda. Não me lembro da peça que fiz, mas não me esqueço dos primeiros pontos.

Mais tarde chegou a hora do tricô, minha mãe novamente me deu agulha e algumas lãs velhas, me ensinou a colocar alguns pontos e me apresentou o ponto tricô e ponto meia. Foi trabalhar e me deixou lá com meu desafio. Confesso que passei horas deliciosas, e, quando ela voltou, havia feito umas 10 carreiras e ela me disse: “Nossa, como rendeu o seu trabalho!!!”. Foi muito bom aquele incentivo.

Como percebeu que eu levava jeito, minha mãe contou que minha madrinha fazia muito bem tricô e ia pedir pra que ela me ensinasse, já que não trabalhava fora e por isso teria mais tempo para dispor. E lá fui eu com uma lã bem grossa de tapeçaria e a imensa vontade de aprender! Acabei até dormindo por lá para terminar o trabalho: Um colete que ainda guardo na lembrança.

Aí, já mais crescidinha, não parei mais. Comprava lãs, linhas e revistas. Minhas férias eram “chatas” pois não tínhamos o costume de  viajar, eu ficava muito sozinha em casa e não gostava de ficar ociosa, sempre procurava algo para fazer! (Se a seção da tarde é ruim hoje, imaginem naquele tempo).

Aprendi pintura em gesso, art nouveau, pintura em madeira e tecido. Fiz muitos trabalhos em ponto cruz, ponto reto, hardanger e, somente depois de casada, resolvi aprender corte costura! Na minha cidade havia um curso muito bom pela prefeitura e bem próximo da minha casa e lá fui eu mais uma vez.

Alguns anos atrás chegou a vez do patchwork. Ahhh... revivi toda aquela emoção que senti quando criança. Quando olhei aquela manta com aqueles tecidos maravilhosos formando desenhos, fiquei  apaixonada e me perguntei: “Será que sou capaz?”... E não é que consegui?!
O aprendizado nunca termina, como tudo na vida, espero continuar aprendendo sempre.
Na foto meu primeiro trabalho em patchwork, o começo de uma grande paixão.
Bjusss
Até a próxima
 

2 comentários:

  1. Olá! Que menina prendada!!! Parabéns! Por isso tantas artes lindas por aqui. Sou apaixonada pelos casaquinhos, rs, quando tiver netinhos, rs, já sei onde encomendá-los.
    Eu nunca aprendi artesanato quando nova. Minha mãe é que costurava e adorava fazer cursos de artesanato. Só na adolescência, já quase adulta, comecei a fazer um pouco de crochê. Fiz algumas coisas para meu enxoval e fazia jogos de banheiro, de barbante para amigas. E agora após me aposentar, deu vontade de aprender o patch apliquê. Daí comecei costurar as peças que fazia. E aqui estou eu, fazendo algumas coisinhas, rs.
    Adorei saber mais sobre você. Parabéns e continue sempre aprendendo e nos encantando.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!! Vc sempre muito carinhosa! Pra tudo na vida tem a hora certa, não é mesmo? Cada pessoa no seu tempo.
      Seus trabalhos não são "coisinhas", são lindíssimos! E percebemos que são feitos com muito capricho.
      Muito obrigada pelo seu carinho e suas visitas.
      Bjusss
      Margareth

      Excluir

Adorei a sua visita. Volte sempre.