quarta-feira, 30 de julho de 2014

BOLSA DE VIAGEM EM PATCHWORK PASSO A PASSO

Olá meus queridos,


esse PAP foi retirado do Portal de Artesanato
  Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:
• 11 tiras de tecido de 6,5 cm X 1,10 cm na cor desejada
• 1,20 m de tecido para forro 
• 80 cm de manta resinada (manta grossa)
• 80 cm de manta estruturada (manta fina)
• 25 cm de tecido liso para as alças e detalhes
• 150 cm de cadarço de algodão de 3,5 cm de espessura
• 4 ferragens
• Linha para costura
• Cola spray temporária para tecido
• Régua
• Rebites
• Material de apoio de costura (alfinetes, tesoura, estilete rotatório, agulha, linha, máquina de costura, fita métrica)

Costures as 11 tiras (de 6,5 x 110 cm) de cores aleatórias à máquina com costura reta, deixando a margem do pé da máquina. Depois de costuradas as tiras, pegue a manta fina e meça o tamanho exato para cobrir as tiras costuradas. Recorte com a tesoura e, com a cola temporária em spray, fixe a manta no tecido.
 Quilt a peça da forma que desejar, refile e passe um zig-zag por toda a volta.
Repita o mesmo processo para as laterais
 
Pegue novamente a parte principal da bolsa e fixe, com a cola temporária em spray, a manta grossa. Reserve.
Com o auxílio da tesoura e do estilete rotativo, recorte o tecido um em 2 tiras de 3 cm pelo comprimento do zíper, que é 0,65 cm. Dobre as tiras ao meio e posicione sobre o zíper com a abertura para fora. Costure tudo em linha reta na máquina.
Para fazer a lingueta, ainda com o mesmo tecido, corte 2x no tamanho de 7 x 8cm. Dobre do avesso e costure à máquina em linha reta, deixando uma abertura superior. Desvire e reserve.
Para fazer as alças, corte uma tira de tecido de 8,5 x 55cm de comprimento. Costure do avesso reto na máquina e desvire a tira. Com o auxílio de um alfinete de segurança, passe o cadarço de 3,5 cm por dentro da tira. Faça duas alças.
 Para o suporte da alça, com o auxílio do molde, recorte uma tira com o tecido de 5,5 cm x 22 cm. Costure do avesso reto na máquina deixando a parte de cima aberta e vire para o lado certo. Faça quatro suportes.

Com o mesmo molde, recorte também a manta fina, a manta grossa e o forro interno das laterais. Recorte para as duas partes que você fez no passo anterior.
Agora, vamos montar as laterais. Faça um sanduíche com todas as partes recortadas, seguindo a ordem: do lado avesso, coloque o forro, depois a manta grossa. Com a cola temporária em spray, fixe a manta grossa com a manta fina, depois, coloque as tiras coloridas. Lembre-se de nunca borrifar a cola em spray sobre os tecidos, apenas nas mantas, e manter 20cm de distância da peça. Reserve.



Pegue a peça principal com as 11 tiras e posicione o zíper aberto rente à peça principal. Pegue o tecido do forro e recorte duas peças de 1,10 cm x 55 cm.

Coloque o direito do forro com o direito da peça principal, deixando o zíper ao meio e costure em linha reta, deixando a margem do pé da máquina. Vire o forro para o lado de dentro da peça. Faça dos dois lados da peça principal, que formará a mala.

Verifique se restou tecido aparente perto do zíper e retire com a tesoura, se necessário. Na ponta do zíper, encaixe a lingueta costurando na máquina. Faça as duas pontas .
Pegue a parte principal já pronta e posicione a lateral rente ao zíper e comece a costurar em ziguezague na máquina, deixando a lingueta para fora. Costure toda a volta das duas laterais. No passo a passo original esta parte e feita pelo lado direito, mas eu preferi fazer do lado do avesso.
 Para fazer o viés, pegue o tecido escolhido e corte uma tira de 6 cm de largura. Dobre ponta com ponta e vinque no ferro para marcar. Posicione o viés na costura da lateral com a parte principal e costure à máquina. Vire o viés e arremate à mão com agulha e linha para dar o acabamento final.
Na parte principal, conte 3 tiras e posicione o suporte das alças na emenda, deixando a ponta sobre a emenda. Posicione a ferragem na ponta do suporte que não foi costurado. Na outra extremidade da ferragem, posicione a alça e fixe o rebite. *Se você não tiver a máquina de rebite, peça o auxílio de um sapateiro. Eu fiz com costura normal.

Achei que essa bolsa merecia um bom bolso interno, então fiz este que a Ana Consentino ensina.
Lado do avesso prontinho
  Bjusss
Até a próxima

sexta-feira, 11 de julho de 2014