sexta-feira, 25 de maio de 2012

DIA DA COSTUREIRA

Olá meus queridos,

Hoje 25 de maio dia da costureira. Parabéns a todos as costureiras de ontem, hoje e sempre.



Um pouco de história

Costureiro (a) é o profissional que opera máquinas de costura convencionais e especiais. No passado, o profissional tinha as funções de desenhar, modelar, cortar e costurar. Hoje, existem profissionais em cada área citada.

Há relatos de que as primeiras agulhas foram fabricadas há mais de 30 mil anos feitas de osso e marfim. Com a tecelagem (que surgiu há cerca de 5 mil anos) as pessoas aprenderam a trançar fios de pelos de animais.

Após a Revolução Industrial, a costura ganhou padronização e foi produzida em série para atender a demanda do mercado.

Em 1970 Thomas Saint patenteou a primeira máquina de costura para trabalhos em couro e em 1830 o francês Bathélemy Thimonnier patenteou um modelo mais eficiente. Com isso, os artesãos puseram fim em suas oficinas em razão da perda de atividades.

As roupas feitas sob medida para a antiga classe alta (hoje público A) são o embrião da Alta Costura. O sentimento era de exclusividade exatamente como na época da nobreza.

Hoje, com a disponibilidade de equipamentos tão modernos é possível utilizar diversos recursos para otimizar o tempo e evitar erros. Famílias inteiras ainda são (e serão) mantidas pelo trabalho de uma máquina de costura.
 
Bjussss
Até a próxima

Um comentário:

Adorei a sua visita. Volte sempre.